Empreendendo no lar.
- Carol Camini
- 12 de mar. de 2019
- 4 min de leitura
Ei, pessoal! Retomo hoje a atividade de escrita no Blog e espero que tenham lido os artigos anteriores para darmos seguimento a nossa empreitada de empreender no lar.
No artigo de hoje voltarei a falar mais especificamente sobre #empreendedorismo e alguns conhecimentos pertinentes para quem deseja criar o seu próprio negócio, dedicando-se a ele no regime de #homeoffice.
Vocês se recordam do artigo "E agora, Carol"? Se ainda não o leu, sugiro que antes de continuar este, você possa retornar e lê-lo, pois retomarei alguns princípios dele para prosseguirmos na tarefa de idealizar e concretizar o seu negócio.
No artigo citado acima, falei de três elementos que tocam a vida de toda pessoa: talento (ou dote), chamado e circunstância, dentro da abordagem do dr. Italo Marsili. Depois, escrevi três perguntas básicas que eu espero que tenham anotado em um caderno e respondido com veracidade: 1. Quais são seus talentos/dotes?; 2. Qual é o seu chamado?; 3. Qual é a sua circunstância (ou seja, os fatores de pressão social que atuam sobre a sua vida)?
Pois bem, as respostas para essas três perguntas serão o norte, o início, a base para a idealização do seu negócio. Cito um exemplo pessoal: Meu dote ou talento é fazer doces. Meu chamado é simplesmente servir às pessoas. Minha circunstância é a de vender os meus doces através de possíveis parceiros, uma vez que eu não sei vender, não gosto de estar na rua efetuando vendas, e como já citei em um artigo anteriormente, também tenho um emprego regular em uma loja que fabrica roupas modestas e ocupa meio período do meu dia.
Sendo assim, diante do meu talento, do meu chamado e da minha circunstância o meu negócio começa a ser delimitado e a se encaixar dentro de um certo Setor, que é o da prestação de serviços (eu ofereço um produto que soluciona o problema de alguém). Portanto, o meu negócio está categorizado como uma empresa do Setor de Prestação de Serviços e, dentro deste setor, ela exerce a Atividade de Alimentação.
Se você nunca teve contato com esses termos "Setor" e "Atividade", vai aí uma breve explicação:
"Setor se refere à definição da área em que determinada empresa atuará. Defini-lo auxilia também na definição do produto ou serviço desta empresa. Assim, essa deve ser a primeira escolha a ser feita por quem decide abrir uma empresa ou criar uma marca."
"A atividade é uma subcategoria de um Setor e está diretamente relacionada ao produto/serviço de uma empresa, uma vez que o especifica."
Retornando ao meu exemplo pessoal, a minha marca de doces (La Donna Pasticceria) está no Setor de Prestação de Serviços, dentro da Atividade de Alimentação, e ainda mais específico, dentro do Ramo da Confeitaria.
Viu como responder àquelas três perguntinhas já auxilia você a iniciar o desenho do seu negócio? Com elas você já poderá definir o Setor e a Atividade de atuação da sua empresa. Mas não para por aí! De posse do seu setor de atuação e identificada a atividade que você deseja para o seu negócio, você precisará passar da fase da idealização para a fase do planejamento. Para isso, deverá fazer o Plano de Negócios.
Carol, calma aí! Fiquei perdida aqui. São muitos termos, muita informação... Tudo bem, vou retirar esses pontinhos de interrogação que estão acima de vossas cabeças.
Por hora, esqueçam o Plano de Negócios. Ele foi citado para que vocês comecem a tomar conhecimento das etapas, porém será tratado mais detalhadamente no próximo artigo. Vamos focar, portanto, nas etapas em si:
1º) Você decidiu que não deseja passar a vida toda fora do seu lar, longe da sua casa, da sua família, distante do desenvolvimento dos seus filhos, ou, se é solteira, decidiu que quer trabalhar para si mesma, sem precisar responder a um chefe ou passar por situações que, para uma mulher católica, são inadmissíveis;
2º) Diante disso, você decidiu empreender e quer criar o seu próprio negócio, trabalhando em casa em período integral ou parcial (você pode criar um negócio que lhe demande sair de casa em algum momento para se relacionar com o cliente, por exemplo);
3º) Você começou a se perguntar: "Qual negócio eu gostaria de criar?", "Com o que e como eu gostaria de trabalhar?". Para encontrar as respostas para essas e outras perguntas, você analisou seu talento/dote/habilidades, seu chamado e sua circunstância;
4º) Fazendo a análise dos três elementos acima, você começou a idealizar o seu negócio, encontrou um possível Setor de atuação, e talvez, até a Atividade de atuação da sua futura empresa;
5º) Você passará da fase da idealização para a fase de planejamento do seu negócio colocando todas as suas ideias no papel. Anote absolutamente tudo! Suas ideias para identidade visual, seus produtos e/ou serviços, seu público alvo. Isso vai te auxiliar na execução do Plano de Negócios da sua empresa, do qual falarei no próximo artigo. E tudo isso será importante para que o seu negócio não seja generalista, mas a partir do afunilamento das possibilidades e da sua eleição das coisas, a sua empresa seja especialista naquilo que você escolheu;
6º) Após o Plano de Negócios, você fará um Estudo de Mercado, do qual também falarei mais adiante, e que é a ferramenta que te ajudará a ver se o negócio que você idealizou é viável ou não, se será preciso recomeçar e reformular tudo desde a ideia, ou se apenas precisará fazer algumas modificações em alguns elementos do seu Plano de Negócios;
7º) Estando tudo "ok" com seu Estudo de Mercado, ou seja, sendo seu negócio viável e tendo os meios básicos para começar, não perca mais tempo e dê o ponta-pé inicial tirando a sua empresa ou marca do papel e iniciando os trabalhos práticos: divulgação, marketing, relacionamento com fornecedores e clientes, redes sociais eficientes, etc.
Uma dica que tenho para te dar é que você acesse o site do Sebrae. Lá você encontrará uma série de artigos, vídeos e até mesmo cursos online e gratuitos que te ajudarão em todas essas etapas. Dos cursos, indico principalmente o "Aprendendo a Empreender", que lhe dará uma boa base sobre o que é o empreendedorismo, caso nunca tenha tido contato com essa área de conhecimento, e também o "Como elaborar um plano de negócio", para que o planejamento do seu negócio seja feito da melhor maneira possível, caso você não possua meios de contratar o trabalho de um profissional especialista no assunto.
Fontes:
Sebrae, disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/ramos-de-atividades,8ef89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD;
Dr. Italo Marsili, Live #3: Circunstância, Chamado e Talento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KZMUHYh9ELk;
#empreendendonolar #empreendedorismo #empreendedorascatólicas #idealizar #planejar #executar #sebraenacional #planodenegócios #estudodemercado #iniciandoumnegócio #dritalomarsili #homeoffice

Commentaires