Plano de negócio
- Carol Camini
- 20 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Dando continuidade a série de artigos sobre #empreendedorismonolar, hoje escrevo sobre o Plano de Negócio. Depois de ler todos os outros artigos e entender que o trabalho é via de santificação, de compreender os deveres e responsabilidades de quem decide abrir o próprio negócio, de pensar em quais são as suas habilidades e, a partir delas e das suas circunstâncias, escolher o segmento do seu negócio e a atividade que deseja exercer, chegou o momento de sair do mundo das ideias e dos sonhos, pegar papel e caneta para, finalmente, estruturar o seu negócio.
No mundo do empreendedorismo existe um instrumento extremamente necessário para verificar a viabilidade do seu negócio, ou seja, se o que você está pensando em criar tem chances de dar certo ou não. Esse instrumento é o Plano de Negócio, que nada mais é do que um planejamento completo da sua empresa, no papel, para que, após concluído o plano, você possa analisá-lo com cautela, corrigir possíveis erros e poder abrir o seu negócio tendo feito tudo o que estava a seu alcance para diminuir os riscos.
Eu poderia tentar destrinchar para vocês o que é um Plano de Negócio, como ele é feito, qual a sua importância, entre outros. Porém, prefiro deixar para vocês alguns links do site do SEBRAE, que é especialista nesse assunto e possui um conteúdo vasto para quem deseja entrar nesse mundo do empreendedorismo. Lá você encontrará artigos, vídeos, estudos de caso e até mesmo cursos gratuitos online. Além de poder consultar a agenda dos cursos presenciais no SEBRAE mais próximo de você. Eles oferecem cursos presenciais com valores muito acessíveis e é uma excelente oportunidade de sanar dúvidas com algum consultor do SEBRAE. Aproveitem!
E atenção! Não pule essa etapa! Não ignore a importância da elaboração do Plano de Negócio, pois muitos empreendimentos não chegam nem a um ano de vida pela pressa e falta de estudos que auxiliem a verificar e antecipar os erros para corrigi-los e minimizá-los.
Se por acaso tudo parecer muito complexo para você, simplifique. Não é necessário o plano mais elaborado do mundo, com itens complexos, planilhas automatizadas e afins. O mais importante é que você anote todas as informações referentes ao seu negócio para analisá-las com minúcia, ainda que seja em um caderno e de maneira bem simples, desde que tudo esteja claro para você.
Vamos, então, à lista de materiais interessantes do SEBRAE:
1. "Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio", in: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD;
2. Curso "Aprender a empreender", in: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/aprender-a-empreender,9fd04bbfa8c98510VgnVCM1000004c00210aRCRD;
3. Curso "Iniciando um pequeno grande negócio", in: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/iniciando-um-pequeno-e-grande-negocio,5a3a662493ba8510VgnVCM1000004c00210aRCRD;
4. Nesse link você encontrará tudo sobre empreendedorismo publicado pelo SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/empreendedorismo?codTema=2.
Espero que aproveitem os conteúdos e comecem a elaborar o plano de negócio de vocês!

Commenti