O trabalho não é um fim, mas sim um meio.
- Carol Camini
- 14 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2019
Imagine a seguinte situação:
Seu patrão entra em sua sala e te entrega um documento cheio de fraudes solicitando sua revisão e assinatura até o horário do almoço.Você assinaria? E se esse superior te dissesse que, para ganhar aquela promoção, ou até mesmo para manter o seu cargo na empresa, você teria que cometer um ato ilícito, você aceitaria? Parecem situações bem distantes do seu cotidiano, mas elas acontecem o tempo todo nos ambientes laborais e você não está imune a elas.
Um homem reto, que pauta sua conduta nos valores do Evangelho, não se deixa corromper. O trabalho é sim importante, dignifica, sustenta a família, permite o serviço ao próximo, santifica, faz prosperar; mas somente se for exercido com retidão. Para que seu trabalho santifique e frutifique na sociedade é preciso, no exercício do mesmo, abraçar o dever com responsabilidade. Nós cristãos não podemos nos contaminar com o espírito do mundo, ao contrário, nós temos a missão de cristianizar a sociedade em que vivemos para que seja possível a instauração do Reinado Social de Nosso Senhor.
Se em nosso trabalho há injustiças, sejamos nós os justos. Se há corrupção, sejamos nós os honestos. Se há imoralidades, sejamos nós os puros. Se há soberba, sejamos nós os humildes. Se seu ambiente de trabalho é tão imoral que corres o risco de corromper-te: FOGE! Não tenha medo! Não temas os julgamentos, nem a perda do salário. Deus é providente e não deixará que falte o necessário a ti e à tua família, pois Ele bem sabe que o que fazes é por amor a Ele!
Uma excelente saída nesses momentos é o ato de empreender, ainda que seja apenas um empreendimento temporário enquanto se busca um novo trabalho. Sempre há alguém que possui um problema e procura um outro alguém que possa solucioná-lo, e é aqui que você entra! Quer um exemplo bastante simples? Estamos próximos do Verão e os dias se tornam cada vez mais quentes. Motoristas em grandes cidades costumam ficar horas nos engarrafamentos sob um sol escaldante. Eles sentem sede (problema) e precisam de alguém que lhes forneça água (solução do problema) e você está lá com seu isopor cheio de copinhos d'água geladinhos por apenas R$2,00 (agente solucionador do problema). Viu como é simples? Para empreender não é preciso muito dinheiro, basta uma ideia, planejamento e coragem para começar. Lembre-se de que não existe trabalho mais ou menos digno, nobre, pois: "Todo o trabalho que for oração, é apostolado." (São Josemaria Escrivá). E todo apostolado é um serviço a Deus e ao próximo, por amor a Deus.
#santificarotrabalho #sãojosemariaescrivá #princípios #virtudes #empreendedorismo #cristãosnomundo #cristianismo #trabalho

Comments