top of page

O trabalho santificado é santificador da sociedade.

  • Foto do escritor: Carol Camini
    Carol Camini
  • 14 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

"Com o trabalho profissional os cristãos podem contribuir eficazmente para a orientação da sociedade inteira segundo o espírito de Cristo. Mais ainda: o trabalho santificado é necessariamente santificador da sociedade,'porque, feito assim, esse trabalho humano, por mais humilde e insignificante que pareça, contribui para a ordenação cristã das realidades temporais'. Nesse sentido, São Josemaria Escrivá escreveu em Forja: 'Esforça-te para que as instituições e as estruturas humanas, em que trabalhas e te moves com pleno direito de cidadão, se ajustem aos princípios que regem uma concepção cristã de vida. Assim - não tenhas dúvida -, asseguras aos homens os meios necessários para viverem de acordo com a sua dignidade, e dás ensejo a que muitas almas, com a graça de Deus, possam corresponder pessoalmente à vocação cristã'."¹

O cristão não deve adaptar-se a um ambiente, especialmente se esse segue normas contrárias aos ensinamentos de Cristo, mas deve esforçar-se para que esse ambiente se ajuste aos valores do Evangelho. Pensemos, assim, em nosso ambiente de trabalho, que pode ser: nosso lar, uma empresa, uma escola/universidade, entre outros. Quando lá estamos nos adequamos ao ambiente ou nos esforçamos por santificá-lo, ainda que isso muito nos custe? Analisando a situação atual dos ambientes de trabalho, sobrevém a cada um de nós, que buscamos ser cristãos autênticos, uma tristeza enorme e um profundo desânimo, pois, muitas vezes, parece-nos que lutamos sós para santificar o ambiente e santificar aqueles que o ocupam conosco.

O relativismo moral e o esquecimento dos valores e virtudes Evangélicos tomaram conta dos ambientes laborais porque já invadiram com toda a sua força os corações dos homens. Certa vez ouvi de um homem, pai de família que trabalha em um cargo público, que os seus colegas o viam como um homem "anormal" porque ele se negava a tomar espaço nas conversas indecentes e porque não traía a sua esposa. Eles o tinham como estranho porque ele era fiel. Que despropósito! Como chegamos a esse nível de baixeza? Como foi que a sociedade se deteriorou tanto a esse ponto? Digo a vocês que esse homem está cumprindo bravamente a sua missão de santificar o trabalho, santificar-se no trabalho e santificar os outros com o seu trabalho!

Se os que trabalham conosco se entregaram ao relativismo e à imoralidade, nós cristãos, devemos nos recusar a entregarmos-nos a tudo isso. Ainda que nossa escolha por Cristo implique na custa de nosso prestígio, de nossas relações, e até mesmo, do nosso trabalho.


Fonte:


¹ Santificar com o trabalho. Opus Dei. www.opusdei.org/pt-br/article/santificar-com-o-trabalho

ree

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2018 by Ora et labora - Mulheres que empreendem no lar.. Proudly created with Wix.com

bottom of page