Planejar para executar: como fazer (e seguir) o plano de vida.
- Carol Camini
- 22 de jan. de 2019
- 5 min de leitura
Agora que você já sabe o que é a ordem e a importância de se perseguir essa virtude, é chegada a hora de passar para a prática. (Se ainda não leu o artigo anterior, leia e depois continue esse aqui).
De posse daquela listinha com as suas tarefas diárias, semanais e mensais, você vai esquematizar um planner. Aqui é válido dizer que você não precisa comprar um planner. Se você puder ou preferir, tudo bem. Mas não é necessário ter um planner lindo de morrer para organizar as suas tarefas. Muitas pessoas nem funcionam com esse tipo de material e digo isso por experiência própria (foram muitos reais gastos com papelaria a toa). Pense naquilo que auxilia melhor o seu cérebro, a ferramenta que te organiza de maneira eficiente. Talvez seja seu celular, um quadro branco, uma folha de papel pregada em um quadro de fotos, etc... e pode ser mais de uma, sem problema algum.
Darei aqui o meu exemplo de esquematização e planejamento por ser o que posso explicar com propriedade, mas lembre-se: cada pessoa tem o seu próprio esquema de organização. Ainda assim, para a grande maioria, é preciso que ele seja visual, pois nós somos extremamente visuais e isso, de certa maneira, ajuda na nossa ordenação mental.
Em 2016 passei um ano morando no Rio de Janeiro. Morava em uma república só de meninas e lá desenvolvi uma rotina de limpeza e organização, além da rotina de preparo de cardápio. De volta à casa, e retomando as minhas tarefas normais do lar, desenvolvi outras formas de organização e fui percebendo que algumas ferramentas não funcionavam para mim, como o planner de papel em formato de caderno/agenda.
Hoje, a minha organização funciona da seguinte maneira: 1. Planner de papel avulso para vida espiritual e cardápio; 2. Agenda para tarefas de frequência mensal, e 3. Quadro branco para tarefas de frequência semanal e diária (as diárias eu listo sempre na noite anterior e as semanais aos fins de semana).
Encontre a sua forma de esquematizar as suas tarefas! Mas lembre-se: independente do esquema, o que realmente importa é o estabelecimento da rotina. Você precisa cumprir esse plano de vida e realizar essas tarefas dia a dia, semana a semana, mês a mês, de maneira que chegue um momento em que a coisa está tão internalizada que você saberá o que deve fazer sem precisar consultar nenhum esquema. Rotina é repetição! E ela é muito importante, por mais que nos tempos modernos muita gente diga o contrário.
Sabe como um ator alcança a perfeição na interpretação de um papel? Repetindo! Meu teórico teatral favorito, Konstantín Stanislavski, criou um método de ações físicas que ensinava aos seus alunos que, uma vez repetidas todas as ações exaustivamente, elas seriam tão internalizadas que seria fácil para o ator improvisar sem perder aquela linha base. É isso que devemos buscar na realização das nossas tarefas! Internalizar tão bem a rotina diária que seja possível improvisar (deixar a louça para tomar um sorvete com o filho, interromper a passagem de roupa para despachar a encomenda do cliente nos Correios) para depois, conseguir retornar à rotina exatamente de onde se parou.
É importante a persistência e a fortaleza, especialmente se seu temperamento tende à preguiça e à procrastinação como o meu. É preciso se conhecer e vencer a cada dia.
Darei um pequeno exemplo de como funciona o meu planejamento para que você tenha uma ideia. Mas lembro mais uma vez: a minha realidade é diferente a sua, portanto, cabe a você avaliar a melhor maneira de planejar, organizar e executar o seu plano de vida. Peça auxílio ao seu diretor espiritual caso sinta muita dificuldade de classificar as prioridades.
Além do meu empreendimento (que nesse momento é a confeitaria e o Blog/Instablog) eu trabalho fora metade do dia, pela manhã. Portanto, de segunda a sexta, das 9h às 13h, meu tempo, atenção e todas as minhas faculdades estão voltadas para o meu trabalho na loja. Quando eu estou lá, tento não me dispersar. Mesmo com o celular perto de mim, tento não olhar mensagens e, quando olho, me esforço sempre para não cair na tentação de responder. Retorno todo o meu foco ao trabalho da loja porque esta é a minha tarefa, meu dever prioritário: colocar toda a minha capacidade para fazer valer o salário que me é pago e a confiança que a minha chefe deposita em mim.
No período da tarde e noite me divido entre as demais tarefas: demais orações, tarefas do lar, estudos, leituras, Blog, Instagram, confeitaria. Sempre de acordo com a prioridade cronológica (o que eu preciso fazer "agora"), e que, se eu não fizer, acarretará em prejuízos à minha alma, à minha convivência com meus pais, ou implicará desordem na rotina do dia seguinte. Aos sábados, por exemplo, é o dia de criar todas as artes para os posts dos perfis do Instagram que administro e programar as postagens. Se eu não cumpro essa tarefa no sábado, ela é transferida para o domingo, dia do Senhor e da família, portanto, consome o tempo que eu deveria passar na companhia dos meus pais após a Santa Missa, e das leituras espirituais e outras orações específicas que faço nesse dia.
Mas nossa, Carol, que coisa feia deixar essas coisas que são muito mais importantes para programar post no Instagram. Vejam só! É muito ruim mesmo! Fico extremamente triste quando isso acontece, porém eu possuo responsabilidades. Uma tarefa me foi delegada, pessoas confiaram em mim (isso em um dos perfis), e no meu pessoal, bem, nem preciso dizer que ele é parte integrante do meu trabalho. Se não cumpro esse "dia inteiro" realizando essa tarefa, terei que fazer um por dia durante a semana, colocando em desordem todas as outras coisas, inclusive, o plano de vida espiritual de cada dia.
Percebe como um momento de preguiça pode colocar tudo a perder? É claro que não se pode ficar engessada e ter uma quase morte se algo sai da linha do planejamento, cuidado com as neuras! Como foi dito anteriormente: internalizar a rotina permite improvisos! Não se pode pender nem para a direita, nem para a esquerda. No meio sempre!
Ok, Carol! Você escreveu tanta coisa que eu já me confundi. Tudo bem, vamos repassar:
1. Listar todas as suas tarefas em ordem de prioridade, levando em consideração os cinco campos da vida humana que precisam ser ordenados e a frequência com que essas atividade precisam ser realizadas;
2. Descobrir qual o melhor esquema para a elaboração do seu plano vida, pensando no seu temperamento, características, o que te organiza...;
3. Cumprir, diariamente, todas as tarefas listadas, sem postergar, colocando em cada uma, à sua vez, todo o seu ser, sem dispersão, começando e terminando cada uma antes de dar início a uma nova;
4. Persistir, ainda que no início seja difícil. Se começou e se desordenou, recomece de onde parou e siga;
5. Sempre dê prioridade às tarefas que estão relacionadas ao seu estado de vida. Lembre-se de que se você é esposa e mãe, Deus jamais te pedirá quatro horas ininterruptas de oração, pois Ele te colocou para amá-Lo e servi-Lo dando banho nos seus filhos, cozinhando para o esposo, ganhando dinheiro para ajudar no sustento da casa, estudando para educar as crianças, etc;
6. Aprenda a amar a rotina e se esforce para internalizá-la;
7. Tente colocar horários fixos para a realização de tarefas importantes para o bom funcionamento do seu negócio, dentro daquilo que cabe no seu estado de vida (um ótimo momento é o horário de sono dos filhos, por exemplo, se estes dormem de dia, ou o período que estiverem no colégio, caso estudem fora).
Espero que essas dicas possam ajudar na busca pela virtude da ordem! Por aqui também seguirei tentando e buscando me aprimorar nela a cada dia, mesmo caindo e levantando. Um dia chego no ponto da internalização que permite as improvisações.
Para terminar, deixo uma frase do meu querido São Josemaría Escrivá, o santo do cotidiano: “Sujeitar-se a um plano de vida, a um horário… é tão monótono! – disseste-me. E respondi-te: há monotonia porque falta Amor”
Que possam dizer tudo de nós, mas que nunca nos digam que nos faltou amor!
Fontes:
"A virtude da ordem", in:
www.lirioentreespinhos.com.br/tag/ordem-virtude/.
#virtudedaordem #planner #planodevida #rotina #organização #planejamento #empreendendonolar #mulheresqueempreendemnolar #sãojosemariaescrivá #empreendedorismo #ordenandoavida

Comments